English Version - Versão em Inglês

Centro Espírita Emmanuel

Centro Espírita Emmanuel

O Centro

O Centro
Fachada do Centro Espírita Emmanuel

Centro Espírita Emmanuel

História

O calendário marcava 15 de abril de 1954. São Bernardo, à época, com ares provincianos, iniciava o processo de industrialização, que ganhava impulso com a construção da Via Anchieta e a instalação de grandes multinacionais do ramo automobilístico. Dentro desse clima de progresso, um grupo de espíritas reuniu-se com o intuito de fundar um centro espírita, que ao que se sabe seria o primeiro da cidade, para atender à população crescente.

Na reunião realizada à rua Di Pinedo n. 30, foi escolhido o nome para o novo centro espírita, recaindo, após o sorteio dos nomes apresentados, o de Emmanuel. Sobre os estatutos, ficou resolvido que se adotasse o modelo fornecido pela Federação Espírita Brasileira.

A primeira diretoria eleita ficou assim constituída: presidente - Manoel Romero, vice-presidente - Helena Coppini, primeiro-secretário - Rolando Coppini, segundo-secretário - Mário Camargo, primeiro-tesoureiro - Nilton Cavalcante, segundo-tesoureiro - Manoel Guarini. Contava, a diretoria, com o apoio de vários outros colaboradores, também presentes à reunião inaugural.

Entre os pioneiros do C. E. Emmanuel, além dos diretores iniciais, podemos destacar: Maria Romero, Ismael Sgrignolli, Alberto D'Angelli, Milton Tenório Cavalcante, Andrés Garcia Guerreiro, José Correia Gomes, Alvaro Moreira, Expedito Teófilo da Silva entre tantos outros, muitos dos quais já desencarnados.

O Centro Espírita Emmanuel, desde sua fundação, tem por finalidade a prática do Espiritismo, de conformidade com a doutrina de Allan Kardec, bem como a promoção da caridade espiritual, moral e material. Dentro desses mais de 50 anos de atuação, surgiram no CEE movimentos de fundação de muitas obras de assistência social e de evangelização doutrinária, das quais podemos citar o Lar da Criança Emmanuel e o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, entre outras instituições.

Agradecendo a Deus e aos queridos mentores espirituais pela fundação e manutenção dessa casa, pedimos que inspirações de fé, esperança e caridade sejam estendidas a todos os freqüentadores e colaboradores desse tradicional recanto cristão.

Centro Espírita Emmanuel. Rua Humberto de Campos, 177 - Centro - São Bernardo do Campo - São Paulo - Brasil

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade." (Allan Kardec)

Centro Espírita Emmanuel. Rua Humberto de Campos, 177 - Centro - São Bernardo do Campo - São Paulo - Brasil